terça-feira, 2 de novembro de 2010

ATUALIDADES 3 - Revista Época - Vamos combinar - Presidente ou presidenta?


Por Paulo Moreira Leite

O país ainda discute se Dilma Rousseff deve ser chamada de presidente ou de presidenta. Na teoria, as duas possiblidades são aceitas.

Sou a favor de presidente. Explico: a palavra se refere a um cargo, a uma instituição — e não a uma pessoa.

Não vejo porque fazer uma distinção de gênero.

O PT falava em presidenta durante a campanha eleitoral. Era uma forma de ressaltar que Dilma poderia tornar-se a primeira mulher presidente.

De minha parte, nunca achei que esse fato fosse relevante. Sempre achei que era um desses factóides do marketing. O detalhe é que faço parte daquele genero humano que ocupa a presidência da República desde que Deodoro mandou a família imperial para a Europa. Para as mulheres isso faz diferença.

Sei que a lingua portuguesa fala em deputada, senadora, governadora…No caso de presidente, admite-se as duas possibilidades.

Até para ressaltar o tamanho dessa conquista, me parece importante sublinhar que Dilma é presidente, como seus antecessores — e não inaugura uma posição que não existia antes dela.



*******
Comentando...

Pena que o jornalista desta conceituada revista peque com tantos erros de acentuação, pontuação e concordância verbal, destacados por mim em vermelho - o correto seria gênero, língua, ... No, e admitem-se.

De minha parte, considero isso inaceitável vindo de um jornalista, ainda mais quando ele pretende falar de língua portuguesa. Será que eu deveria fazer este post na série Lusocídio?

Valem, no entanto, como reflexão, seus comentários em torno do tratamento a ser dispensado à candidata eleita Dilma Rousseff a partir de agora.

2 comentários:

  1. Tem razão, meu rico português. O texto do jornalista está terrível. E ele também tem razão: dilma deve ser chamada presidente, e não presidenta. Escrevi sobre isso em meu blog:
    http://rexpublica2010.blogspot.com/2010/11/senhora-presidenta.html

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão.