domingo, 21 de novembro de 2010

ETIMOLOGIA 2 - Preconceitos


Em meio a tantas manifestações abertas de preconceitos exacerbados nas últimas semanas, é interessante que façamos a pergunta: eu tenho preconceitos? Questionamento importante em tempos em que a globalização nos coloca tão em contato com o diverso, o diferente, o "estrangeiro".

Mas não devemos ter pressa em responder, pois, ao conhecer o verdadeiro significado de alguns nomes que damos aos preconceitos e algumas palavras ligadas a eles, podemos nos surpreender e encontrar preconceitos que nem sabemos que temos ou descobrir que o que temos não é bem preconceito.

Androcentrismo (desconsideração pelas experiências femininas perante o ponto de vista masculino, tendência a tomar como referencial válido apenas as experiências masculinas)
Do grego andrós = homem como macho, em oposição a mulher + kéntron = o que serve para picar, estimulante, excitante, aguilhão, ponta de lança, ponto central de um círculo.

Androfobia (medo ou horror ao sexo masculino)
Do grego andrós = homem como macho, em oposição a mulher + phóbos = ação de horrorizar, amedrontar, dar medo.

Aristocracia (organização sociopolítica baseada em privilégios de uma classe social formada por nobres que detêm, geralmente por herança, o monopólio do poder)
Do grego áristos = excelente, o melhor + krátos = força, poder, autoridade.

Esquisito
Do latim exquisìtus = procurado diligentemente, escolhido, extremado, distinto. Particípio passado do latim exquíro = procurar com diligência, perguntar, informar-se, inquirir, indagar, investigar, que, por sua vez, deriva do verbo latino quaero = buscar, procurar; esforçar-se; procurar obter, procurar saber; pedir, requerer.

Estrangeiro
Do francês étranger, que deriva do latim extranèus = o que é de fora, que não pertence à família, ao país. De extra = fora. 

Estranho
Do latim extranèus = que é de fora, da parte de fora, externo, não é da família.

Falocracia (dominação social, cultural simbólica exercida pelos homens sobre as mulheres)
Do grego phallós = pênis + krátos = força, poder, autoridade.

Feminisno (doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade)
Do latim femìna = fêmea + o grego -ismós = elemento formador de nome de ação de verbos.

Ginecocracia (governo de mulheres)
Da forma culta gineco do grego gunê, gunaikós = mulher + krátos = força, poder, autoridade.

Homofobia (rejeição ou aversão a homossexuais ou à homossexualidade)
Do grego homós = semelhante, igual + phóbos = ação de horrorizar, amedrontar, dar medo.

Homossexual (que ou aquele que sente atração sexual e/ou mantém relação amorosa e/ou sexual com indivíduo do mesmo sexo)
Do grego homós = semelhante, igual  + o latim sexus = sexo; antigo, usual; derivado latino de sexuális = do sexo feminino, de mulher.



Lésbica (mulher que tem preferência sexual por ou mantém relação afetiva e/ou sexual com pessoa do mesmo sexo)
De Lesbos = ilha grega localizada no nordeste do mar Egeu, onde nasceu e viveu a poetisa Safo, cujos  poemas, sobre amor e beleza, eram, em sua maioria, dirigidos às mulheres, donde se deriva que o relacionamento sexual entre mulheres passou a ser conhecido como lesbianismo ou safismo + o grego ica = elemento de designação para ciências, artes ou doutrinas.

Machismo (comportamento que tende a negar à mulher a extensão de prerrogativas ou direitos do homem, tendência a considerar a mulher como inferior)
Do latim masclus ou mascùlus = ser do sexo masculino, que deriva do latim mas = o que tem o sexo masculino, macho + o grego -ismós = elemento formador de nome de ação de verbos.

Matriarcado (regime social em que a autoridade é exercida pelas mulheres)
Da raiz indo-européia matr- = mãe, a qual deriva do grego mêtra = matriz, útero + arkhê = poder, autoridade, início, começo.

Misandria (ódio ou aversão aos homens)
Do verbo grego miséó = odiar, detestar e de mísos = ódio, aversão + andrós = homem como macho, em oposição a mulher.

Misoginia (ódio ou aversão às mulheres)
Do verbo grego miséó = odiar, detestar e de mísos = ódio, aversão + forma não culta gino do grego gunê,gunaikós = mulher.

Patriarcado (forma de organização social em que predomina a autoridade paterna)
Do latim patriarcha ou patriarches = patriarca, pai de uma raça; dignidade eclesiástica; que vem do grego patriárkhes = chefe de uma família; gerando a forma pater = pai (com um valor mais social e religioso do que de simples paternidade física) + o grego arkhê = poder, autoridade, início, começo.

Preconceito
Do latim pre = anterioridade, antecipação, adiantamento, diante, superioridade comparativa + concéptus = ação de conter, ato de receber, germinação, fruto, feto, pensamento. Concéptus, por sua vez, deriva do verbo latino capìo, que dá origem a concipìo = tomar juntamente, juntar, reunir; receber, perceber pelos sentidos, conceber, compreender, entender; imaginar; exprimir por uma fórmula, compor.

Racismo (atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas)
Do italiano razza = conjunto de indivíduos de uma espécie animal ou vegetal com características constantes e transmitidas aos descendentes; o qual deriva do latim generatìo = geração ou do latim ratìo = natureza; motivo, causa + o grego -ismós = elemento formador de nome de ação de verbos.

Sexismo (atitude de discriminação fundamentada no sexo)
Do latim sexus = sexo; antigo, usual; derivado de sexuális = do sexo feminino, de mulher + o grego -ismós = elemento formador de nome de ação de verbos

Travesti (artista ou homossexual que se veste com roupas do sexo oposto)
Do francês travesti = disfarçado, que deriva do latim trans =  além de, para lá de; depois de + vestis = vestimenta (sentido geral), modo de vestir, cobrir com vestido.

Xenofobia (desconfiança ou medo de pessoas estranhas, hóspedes ou estrangeiros)
Do grego kséno = estrangeiro, estranho, insólito ou ksénos = estrangeiro, hóspede + phóbos = ação de horrorizar, amedrontar, dar medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão.