Luso = do latim Lusus, que significa lusitano, português; -cídio = do latim -Cidium, que significa matar. Acho que já deu para perceber do que vamos falar nessa série que chamo de Lusocídio, não é?
É muito triste ver o que acontece com a nossa língua por este Brasil afora, e mais triste ainda quando isso vem de pessoas graduadas ou cursando graduação, as quais, por seu nível de escolaridade, deveriam, ao menos, saber usar o básico do nosso idioma pátrio. É preocupante o que vemos por aí em textos acadêmicos, jornalísticos, técnicos etc.
A título de ilustração, procurarei trazer aqui, vez por outra, mensagens, textos e frases com erros de gramática, ortografia ou redação, para que, a partir de exemplos, possamos também aprender o bom português, ou, pelo menos, aprender o que não é bom português.
Vejam abaixo o e-mail que recebi recentemente, transcrito exatamente como chegou à minha caixa postal:
oi meu nome é edegardo* sou academico de pedagogia do terceiro semestre da voemar-jilo,MT.*
gostaria e saber porque as pessoas são tao obisecadas pela tv, e porque as crianças se refletem nos desenhos mais violentos, tipo power rengers. se possivel me responda meu pré-projeto é sobre isso:
qual a influencia dos desenhos animados na educação de uma criança
*os nomes foram trocados para preservar a identidade do remetente
Notem que a mensagem é de um graduando de Pedagogia e praticamente não tem qualquer pontuação, separação de parágrafos ou uso de letras maiúsculas no início das frases - se bem que não dá para saber bem onde está o início das frases.
Os nomes próprios dele mesmo, do curso, da instituição de ensino e do seriado de tv também ficaram sem maiúsculas iniciais. A acentuação também quase não existe, há grafia errada de algumas palavras e uso incorreto de outras.
A preocupação dele - muito justa - é o efeito que os desenhos animados têm na educação de uma criança... E eu, por minha vez, não posso deixar de me perguntar, e lamentar, o efeito que terá um futuro pedagogo que escreve dessa maneira na educação das crianças que passarem por suas mãos.
Vamos, então, ao texto corrigido.
Oi. Meu nome é Edegardo. Sou acadêmico de Pedagogia do terceiro semestre da Voemar-Jiló, MT.
Gostaria de saber por que as pessoas são tão obcecadas pela tv e por que as crianças se identificam com os desenhos mais violentos, tipo Power Rangers.
Se possível, me responda. Meu pré-projeto é sobre isso: qual a influência dos desenhos animados na educação de uma criança?
A língua portuguesa não é um idioma dos mais fáceis e seu aprendizado requer interesse, dedicação, estudo, esforço e prática. Mas todos podem aprender, basta querer!
Parabéns, Maísa.
ResponderExcluirGostei muito do blog.
Abraços
Paula Pilastri
Muito obrigada, Paula! Bjs
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Achei uma ótima iniciativa. Meus votos de muito sucesso!
ResponderExcluirObrigada, Geraldo!
ResponderExcluir