domingo, 21 de novembro de 2010

CURIOSIDADES 2 - Cadê e você


Algumas expressões são tão corriqueiras em nosso dia a dia que nem nos damos conta de como se formaram, podendo até causar alguma confusão. É o caso de cadê e você.

Cadê origina-se da expressão "que é feito de tal coisa?", que significa "onde está tal coisa?" ou "o que aconteceu com tal coisa?". A expressão "que é feito de?" foi encurtada para "que é de?", que, facilmente, foi mais encurtada e se transformou em cadê.

você nasce da expressão "vossa mercê" usada no antigo império no tratamento que os escravos davam a seus senhores. No dia a dia, foi logo se transformando em "vosmecê" que, claro, foi logo encurtada para você, transformando-se em pronome.

Essa é a razão para que você, - o pronome e não o leitor -, embora se refira à 2a. pessoa, conjugue os verbos na 3a. pessoa do singular, como ele e ela, e não na 2a. como tu, já que "vossa mercê" pede necessariamente a conjugação do verbo na 3a. pessoa.


Assim, embora você tenha equivalência de 2a. pessoa do singular, sempre virá com o verbo conjugado na 3a. pessoa do singular, o que se repete também no plural.

É por essa razão também que, em Portugal, o tratamento por você é considerado mais cerimonioso do que por tu, fazendo com que familiares e pessoas mais próximas ou íntimas sejam tratadas por tu e autoridades e pessoas desconhecidas ou mais velhas sejam tratadas por você, denotando mais respeito, já que significa "vossa mercê".

Com o advento da internet e da comunicação eletrônica, essas duas palavras já sofreram mais um encurtamento, transformando-se em kd e vc. Sinais dos tempos!

Interessante, não é mesmo? Língua também é história e cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão.