quinta-feira, 10 de março de 2011

LUSOCÍDIO 2 - Palavras 'sósias' 1


Existem palavras que, por sua semelhança de grafia e, às vezes, pela proximidade de significado, acabam causando muita confusão na hora de falar ou escrever, sem que se perceba o engano.

Na série Palavras 'sósias' de Lusocídio vamos conhecer algumas delas. Aqui vão os primeiros 'jogos' de palavras.

1. Vislumbrar x deslumbrar
Vislumbrar = enxergar parcial, indistinta ou fracamente; entrever; começar a aparecer, mostrar-se indistintamente ou pouco a pouco; despontar, surgir.

Deslumbrar = causar ofuscamento (nos olhos ou na visão); ofuscar, turvar; provocar perturbação; encher(-se) de admiração, causar encantamento em; fascinar(-se), maravilhar(-se), seduzir(-se); confundir, perturbar o espírito; alucinar, desorientar, obcecar.

Portanto, quando alguém está admirado ou fascinado por algo ou alguém, ou quando alguém está encantado com algo, a ponto de perder o senso de realidade, a palavra correta é DESLUMBRADO,  e não vislumbrado, que, na verdade, significa entrevisto, visto parcialmente.

2. Repulsa x repúdio x repulsão
Repulsa = ato ou efeito de repulsar ou repelir; sentimento de repugnância, de aversão; oposição, objeção.

Repúdio = ato ou efeito de repudiar, ato de repelir; não aceitação, rejeição.

Repulsão = mesmo que repulsa

Aqui, notem que as três palavras são sinônimos e o alerta é para um 'neologismo' que não existe: repúdia. As palavras corretas são REPULSA (substantivo feminino) ou REPÚDIO (substantivo masculino). 'Repúdia', como feminino de repúdio, NÃO EXISTE.

3. Aquém x além x águem
Aquém = na parte de cá (de algo); neste lado, deste lado, antes; do lado de cá, antes de; abaixo de, menos que.

Além = na parte de lá, para o lado de lá, acolá; depois, mais à frente, mais adiante; acima de, mais do que.

Águem = 3a. pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo aguar que significa regar, molhar com água ou outro líquido; adicionar água a (qualquer líquido).

As palavras AQUÉM e ALÉM são antônimos, ou seja, têm significados opostos. E AQUÉM se pronuncia sem som de trema na letra 'u'. Ou seja, não é 'acuém' e nem 'ácuem'. É aquém mesmo, como se estivéssemos dizendo 'a quem'.

Já a palavra ÁGUEM, do verbo aguar, pronuncia-se com o som do trema no 'u', pois esta palavra tinha trema antes da reforma ortográfica, certo? Então, a pronúncia correta será 'ágüem'. Cuidado para não misturar 'águem' com 'aquém'! As pronúncias são diferentes mesmo!

4. Rinha x rixa x rincha
Rinha = briga de galo

Rixa =  estado de hostilidade entre pessoas, grupos etc. em desacordo; querela, disputa, briga, discórdia.

Rincha = 3a. pessoa do singular do presente do indicativo do verbo rinchar que significa relinchar, ou seja, fazer o som emitido por cavalos e seus similares.

Então, apesar de rinha e rixa terem significados relacionados a 'briga', quando alguém se desentende com outra pessoa, o que ele tem é uma rixa com o outro, e não uma rinha. E - que fique claro -, ninguém tem uma 'rincha' com ninguém, certo?

5. Descrição x discrição
Descrição = ato ou efeito de descrever; reprodução, traçado, delimitação; representação fiel; imitação, cópia, retrato; representação oral ou escrita de; exposição.

Discrição = qualidade de discreto, do que não chama a atenção, de quem é reservado, comedido, de quem não revela segredos dos outros.

Portanto, se alguém está relatando algo a alguém está fazendo uma DESCRIÇÃO, e, se não chama a atenção quando fala, está fazendo uso de DISCRIÇÃO. Não confunda!



6. Descriminar x discriminar
Descriminar = o mesmo que descriminalizar que significa isentar de culpa; tornar evidente a ausência de crime ou contravenção; absolver, impronunciar; fazer com que algo não seja mais considerado crime.

Discriminar = perceber diferenças; distinguir, discernir; colocar à parte por algum critério; especificar, classificar, listar; não (se) misturar; formar grupo à parte por alguma característica étnica, cultural, religiosa etc.; separar(-se), apartar(-se), afastar(-se).

Portanto, manifestar preconceito, de qualquer tipo, é DISCRIMINAR. E preconceito é crime previsto em lei sem chance de ser DESCRIMINADO.

Em tempo, discriminação é o ato de DIScriminar, certo? E descriminação é o ato de DEScriminar. Ficou claro? Assim, a DIScriminação continua sem DEScriminação, certo?

7. Apóstrofo x apóstrofe x apóstolo
Apóstrofo = sinal diacrítico frequentemente em forma de vírgula voltada para a esquerda, mas também reto, que, alceado a um nível superior ao das letras minúsculas, serve para indicar a supressão de letra(s) e som(ns), como em d'água (de + água) e n'alma (na + alma).

Apóstrofe =  interrupção súbita do discurso que o orador ou o escritor faz, para dirigir-se a alguém ou a algo, real ou fictício; com função de vocativo, como em “Minha Nossa Senhora, o que foi isso?”, “Valha-me Deus, que eu não aguento mais.", "Tenha piedade de mim, Senhor.", "Você aí, o que está fazendo?".

Apóstolo = cada um dos 12 discípulos de Jesus Cristo, encarregados de difundir a palavra de Deus; membro da Igreja que primeiro pregou a fé cristã em determinado país ou região; missionário muito abnegado; aquele que se dedica à defesa e propagação de uma doutrina ou de um ideal.

Acho que essa é autoexplicativa, não é mesmo?
 
8. Patoá x patuá
Patoá = dialeto;  linguajar inculto ou provinciano bastante difícil de compreender por estranhos; língua especial de um grupo social ou profissional; dialeto, jargão; qualquer fala, dialeto, linguagem ou jargão regional, iletrado, especializado, corrompido ou incompreensível.

Patuá = bentinho; objeto de devoção contendo orações, relíquias ou qualquer outro elemento.

Assim, embora as entidades dos cultos afros provavelmente falem um PATOÁ, o que eles dão aos fiéis como objeto de proteção é um PATUÁ.

9. Cuspe (cuspir) x guspe (guspir)
Cuspe ou cuspo = saliva
Cuspir = ejetar ou expelir saliva ou cuspe(o)

Guspe = não existe!
Guspir = o mesmo que cuspir

Portanto, devemos usar somente as palavras CUSPE ou CUSPO, e nunca guspe. Mas, para o verbo, podemos usar tanto a palavra CUSPIR como a palavra GUSPIR, pois ambas estão corretas. Essa é bem capciosa, não?

10. Abóbada x abóboda
Abóbada = construção arqueada feita de concreto, pedras ou tijolos em forma de cunha, destinada a cobrir um espaço, apoiando-se sobre paredes, pilares ou colunas

Abóboda = o mesmo que abóbada; forma não preferencial de abóbada.

Essa é só uma "pegadinha"...

-*-*-*-

Gostou? Que tal sugerir mais 'jogos' de palavras para esclarecermos aqui?

6 comentários:

  1. Oque seria uma pessoa vislumbrada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pessoa vislumbrada seria uma pessoa que está enxergando as coisas de forma precipitada, muito superficial.

      Excluir
    2. Uma pessoa vislumbrada é uma pessoa que foi vista parcialmente, de uma forma não muito clara.

      "Ela foi vislumbrada quando estava voltando."

      A definição acima é para o sentido figurado de DESLUMBRADA, ok?

      Excluir
  2. Na dúvida consulte o bom e velho dicionário tradicional.

    Segundo dicionário Aurélio. Existem algumas definições para vislumbrar e deslumbrar.

    Vislumbrar:
    1 Ver indistintamente,
    2 Conhecer imperfeitamente.
    3 Lançar luz frouxa.
    4 Começar a aparecer, a surgir, entrever-se; apontar.



    Deslumbrar:
    1 Turvar a vista de (alguém), por efeito de demasiada luz.
    2 Assombrar, ofuscar; fascinar, seduzir.
    3 Deixar-se fascinar (sem poder resistir à tentação).



    Nas respostas acima somente a palavra "enxergando" escrita pelo usuário Anônimo, assume o sentido figurado de entendimento, mas não o contexto. Logo, fica claro que no ramo cognitivo o significado da frase "enxergando as coisas de forma precipitada" direciona o verbo enxergar ao sentido conotativo que equivaleria ao significado das palavras: compreensão e conhecimento.

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão.