segunda-feira, 14 de março de 2011

TIRA-DÚVIDAS 1 - Meu unguento não é mais o mesmo


Vamos ao primeiro tira-dúvidas do blog, com uma pergunta que foi feita no meu post sobre o trema:

Me responde ai por favor amor .
1 º Coloca-se trema sobre o " U " átono (Pronunciado), Como no vocábulo UNGÜENTO , sempre que estiver :
a)no grupo 'gu' seguido de 'E' nasal .
b)no grupo 'gu' ou 'qu' seuido de E , I ,A .
c)o grupo 'gu' seguido de 'E' ou 'I' .
d)procedido de 'g' ou 'q' seguido de 'E' ou 'I' .
e)nos grupos de 'gu' e 'qu'

Larissa Souza
____________________________________________________

Olá, Larissa.

Conforme expliquei em meu post NOVA ORTOGRAFIA 2 - O trema, o trema deixa de ser usado em todas as palavras em português e não será mais necessário se preocupar quando ele deve ou não ser colocado.

A única exceção são as palavras estrangeiras, e seus derivados, quando essas palavras forem grafadas com trema em seu idioma original. Veja alguns exemplos:

- Müller e mülleriano.
- Führer (título alemão atribuído a Adolf Hitler que significa "líder").
- Münchausen  (nome de um militar alemão - personagem do livro Barão de Münchausen de Rudolph Erich Raspe -, e também de um distúrbio psiquiátrico  - síndrome de Münchausen).
- Nomes próprios estrangeiros quando grafados com trema em sua língua original.

O jovem Barão de Münchausen

Aproveitando a oportunidade, Larissa, aqui vão algumas dicas para você melhorar o seu português e a sua escrita:

1. Você está se referindo a mim na 2a. pessoa do singular (tu) ou na 3a. pessoa do singular (você)? Se for na 3a. pessoa do singular, a forma correta do verbo seria "responda", ok?

2. Não se iniciam frases com pronomes pessoais oblíquos ou reflexivos. Portanto, sua primeira frase deveria começar com "responde-me" (2a. pessoa do singular) ou "responda-me" (3a. pessoa do singular).

3. Para maior clareza do que se escreve, algumas expressões e frases devem vir separadas por vírgulas e, na sua primeira frase, faltam duas vírgulas. O correto seria: "Responde-me aí, por favor, amor."

4. A palavra "aí" deve levar acento agudo no "i', pois trata-se de um hiato em que o "i" é tônico. Se você não o acentua, está, na verdade, dizendo aquela interjeição de dor que você grita quando corta o dedo com a faca ou bate o dedão do pé no pé da mesa, certo?

5. Não se usa espaço entre a vírgula e a palavra que a precede, entre as aspas e a palavra ou letra que está entre as aspas, entre o ponto final e a palavra que o precede, entre os dois pontos e a palavra que os precede.

6. Mas se usa espaço entre a vírgula e a palavra que a sucede, entre os dois pontos e a palavra que os sucede, entre o ponto final e a palavra que o sucede e entre o parêntese e a palavra que o sucede na marcação de itens [a) espaço palavra].

7. Na sua alternativa d), o verbo correto a ser usado é preceder => precedido, e não proceder => procedido. Os dois verbos têm significados completamente difrerentes e preceder é que significa vir antes, que é o que você quer dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão.