quarta-feira, 3 de novembro de 2010

NOVA ORTOGRAFIA 1 - O alfabeto

 

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo n.º 54, de 18 de abril de 1995, e está vigente desde 1 de janeiro de 2009.

Esse acordo é meramente ortográfico, restringindo-se apenas à língua escrita e não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países onde a língua portuguesa é oficial, mas dá um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países. 


Mudanças no alfabeto

O alfabeto passa a ter 26 letras, tendo sido reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa, então, a ser:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z

As letras k, w e y, que, na verdade, não tinham desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações. Por exemplo:

a) na escrita de símbolos de unidades de medida como km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt);

b) na escrita de palavras estrangeiras (e seus derivados), tais como show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkiano.

3 comentários:

  1. De um e do outro lado do Atlântico, andamos com idênticas preocupações... Parece que nós, portugueses, temos alterações mais profundas... Mas havemos de nos habituar todos, a bem da língua portuguesa no mundo!...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Manuela. Ainda sou mais da opinião de que as diferenças regionais deveriam ser respeitadas, pois têm a ver com a cultura e os costumes, e não só com a língua! Mas parece que nossas opiniões não pesam muito, não é mesmo? Abraço. Maísa

    ResponderExcluir
  3. Brigada, Maísa ajudou no meu trablho de Português ! Tirei 10 graças ao Novo Alfabeto, e as outras coisa novas da nossa Língua Portuguesa!

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão.