quarta-feira, 13 de outubro de 2010

LUSOCÍDIO 1 - Pedagogia?


Luso = do latim Lusus, que significa lusitano, português; -cídio = do latim -Cidium, que significa matar. Acho que já deu para perceber do que vamos falar nessa série que chamo de Lusocídio, não é?

É muito triste ver o que acontece com a nossa língua por este Brasil afora, e mais triste ainda quando isso vem de pessoas graduadas ou cursando graduação, as quais, por seu nível de escolaridade, deveriam, ao menos, saber usar o básico do nosso idioma pátrio. É preocupante o que vemos por aí em textos acadêmicos, jornalísticos, técnicos etc.

A título de ilustração, procurarei trazer aqui, vez por outra, mensagens, textos e frases com erros de gramática, ortografia ou redação, para que, a partir de exemplos, possamos também aprender o bom português, ou, pelo menos, aprender o que não é bom português.

Vejam abaixo o e-mail que recebi recentemente, transcrito exatamente como chegou à minha caixa postal:

oi meu nome é edegardo* sou academico de pedagogia do terceiro semestre da voemar-jilo,MT.*
gostaria e saber porque as pessoas são tao obisecadas pela tv, e porque as crianças se refletem nos desenhos mais violentos, tipo power rengers. se possivel me responda meu pré-projeto é sobre isso:
qual a influencia dos desenhos animados na educação de uma criança
  
*os nomes foram trocados para preservar a identidade do remetente

Notem que a mensagem é de um graduando de Pedagogia e praticamente não tem qualquer pontuação, separação de parágrafos ou uso de letras maiúsculas no início das frases - se bem que não dá para saber bem onde está o início das frases.

Os nomes próprios dele mesmo, do curso, da instituição de ensino e do seriado de tv também ficaram sem maiúsculas iniciais. A acentuação também quase não existe, há grafia errada de algumas palavras e uso incorreto de outras.

A preocupação dele - muito justa - é o efeito que os desenhos animados têm na educação de uma criança... E eu, por minha vez, não posso deixar de me perguntar, e lamentar, o efeito que terá um futuro pedagogo que escreve dessa maneira na educação das crianças que passarem por suas mãos.

Vamos, então, ao texto corrigido.

Oi. Meu nome é Edegardo. Sou acadêmico de Pedagogia do terceiro semestre da Voemar-Jiló, MT.

Gostaria de saber por que as pessoas são tão obcecadas pela tv e por que as crianças se identificam com os desenhos mais violentos, tipo Power Rangers.

Se possível, me responda. Meu pré-projeto é sobre isso: qual a influência dos desenhos animados na educação de uma criança?

A língua portuguesa não é um idioma dos mais fáceis e seu aprendizado requer interesse, dedicação, estudo, esforço e prática. Mas todos podem aprender, basta querer!

4 comentários:

Escreva aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão.