quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ATUALIDADES 1 - Presidente ou Presidenta?


Estamos a dez dias do segundo turno das eleições para a Presidência da República, com grandes chances de elegermos a primeira mulher a ocupar o cargo em nosso país. Será bom, portanto, sabermos como nos dirigirmos a ela, caso seja eleita: presidente ou presidenta?

Vejamos o que dizem dois dos maiores dicionários de nossa língua.

No Dicionário Aurélio: Presidenta – S.f.  1. Mulher que preside. 2. Mulher de um presidente.

No Dicionário Houaiss: Presidenta - Acepções ¦ substantivo feminino
          1    mulher que se elege para a presidência de um país
          Ex.: a p. da Nicarágua

          2    mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição
          Ex.: a p. da Academia de Letras

          3    mulher que preside (algo)
          Ex.: a p. da sessão do congresso

          4    Estatística: pouco usado.
          esposa do presidente

Vejamos agora o que diz Lu Lacerda em seu blog, na postagem O título certo é presidente ou presidenta? Evanildo Bechara responde:

Evanildo Bechara, maior gramático do País, imortal da ABL, responsável pelo setor de lexicologia e lexicografia da Academia Brasileira de Letras, nunca havia sido tão assediado na vida, quanto nos últimos dias, quando todos da imprensa tinham urgência em saber se o título certo para uma mulher seria presidente ou presidenta, seguros que estavam da eleição de Dilma Rousseff no primeiro turno. O acadêmico, que é quem estabelece as normas da utilização oficial da Língua Portuguesa, esclarece que ambos estão certos e acrescenta que, do ponto de vista linguístico, pode-se usar, mas não há necessidade de empregar o “presidenta”. Informa ainda que a língua não expressa somente razões lógicas – expressa tambem razões éticas e sociais. Quando se fala presidenta, não se está apenas usando uma possibilidade do nosso idioma; está-se expressando consideração e carinho especial à mulher. Como Dilma não foi eleita, as ligações cessaram, pelo menos por enquanto.

Portanto, as duas formas, presidente e presidenta, estão corretas ao nos dirigirmos a uma mulher que ocupa a Presidência da República de qualquer país, muito embora a forma feminina possa nos soar estranha e desagradável.



Outra situação em que se têm variações especiais para uma mulher ocupando o cargo:

Embaixadora = pessoa que chefia uma embaixada, representando seu país num outro país; pessoa encarregada de missão diplomática; pessoa que representa oficialmente uma determinada área das artes ou da cultura.

Embaixatriz = esposa de embaixador; pessoa representativa de determinado campo artístico, sem qualquer cargo oficial.

Quem se lembra de mais algum exemplo em que o feminino varie conforme a situação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão.