terça-feira, 12 de outubro de 2010

DICAS 1 - Programa "Nossa Língua Portuguesa" com o Prof. Pasquale Cipro Neto


No ar desde agosto de 1994, o programa Nossa Língua Portuguesa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma.

O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística.

Consulte a íntegra dos módulos, organizados segundo critérios da gramática, no seguinte link: 
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/

***


Pasquale Cipro Neto é professor de português desde 1975. É consultor de língua portuguesa do Departamento de Jornalismo da Rede Globo, em São Paulo, desde 1996.

É colunista dos jornais Folha de S.Paulo e Diário do Grande ABC, entre outros. É autor do anexo gramatical do Manual de Redação da Folha de S.Paulo. Trabalha há dezoito anos na Folha, onde atua no Programa de Qualidade e na Editoria de Treinamento.

Além de ministrar palestras por todo o país, Pasquale é o idealizador e apresentador do programa Nossa Língua Portuguesa, transmitido pela Rádio Cultura AM e pela TV Cultura, e do programa Letra e Música, da Rádio Cultura AM.

6 comentários:

  1. Parabéns! Mais uma excelente idéia e iniciativa!

    Abraço,

    Adélia

    ResponderExcluir
  2. Preciso saber do mestre ilustre, qual a pronúncia da forma verbal, vêm. Grato, Manuel

    ResponderExcluir
  3. A pronúncia é a mesma que "vem", Manuel. A diferença se dá apenas na escrita, quando acentuamos a forma plural para não deixar dúvidas no texto.

    ResponderExcluir
  4. A pronúncia é a mesma que "vem", Manuel. A diferença se dá apenas na escrita, quando acentuamos a forma plural para não deixar dúvidas no texto.

    ResponderExcluir
  5. Prof. Pasquale: Qual o certo: foi marcada uma reunião ou foi marcado uma reunião? edsonsilva.as@gmail.com

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão.