terça-feira, 15 de março de 2011

DICAS 4 - Língua Brasil - Instituto Euclides da Cunha


Excelente site de língua portuguesa da Profa. Maria Teresa Piacentini.

"O sítio Língua Brasil é um espaço aberto a pesquisa de diferentes temas da língua portuguesa. No total já foram editadas 300 colunas da série Não Tropece na Língua e mais de 350 respostas a dúvidas gramaticais dos leitores.

"Muitos brasileiros sentem que a falta de um conhecimento linguístico para uso nas diversas situações de interação social pode ser motivo de julgamentos desfavoráveis e depreciativos. Pensando nisso, abrimos um espaço em que os consulentes podem contribuir com os temas a serem abordados, deixando suas perguntas no Mural de Consultas.

"No sítio Língua Brasil podem ser acessados temas específicos da nossa língua, como Palavras Compostas e dicas de linguagem jurídica. O leitor também é convidado a deixar seus comentários e sugestões no Mural de Visitas, além de poder adquirir os livros escritos pela professora Maria Tereza na seção Livros."

Não deixem de consultar a ótima tabela com um resumo da nova ortografia.

Profa. Maria Teresa de Queiroz Piacentini

2 comentários:

  1. Profª,
    Estou em dúvida em relação ao uso de MACRO. Falávamos em reuniões MACRORREGIONAIS: MACRO NORTE OU MACRONORTE, MACRO CENTRO-OESTE OU MACROCENTRO-OESTE...
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente
    Telma Sousa
    telmasousa@aids.gov.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pelas regras do Novo Acordo Ortográfico, as grafias corretas são:
      - macrorregionais
      - macronorte
      - macro-centro-oeste

      Abraço

      Excluir

Escreva aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão.