O idioma se espalhou pelo mundo nos séculos XV e XVI quando Portugal estabeleceu um império colonial e comercial (1415-1999) que se estendeu do Brasil a Goa, na Ásia (Índia, Macau na China e Timor-Leste). Foi utilizada como língua comercial exclusiva na ilha do Sri Lanka por quase 350 anos. Durante esse tempo, muitas línguas naturais baseadas no português também apareceram em todo o mundo, especialmente na África, na Ásia e no Caribe.
Com mais de 240 milhões de falantes, é a quinta língua mais falada no mundo, a mais falada no hemisfério sul, a terceira mais falada no mundo ocidental e é uma das línguas alfabeto latino. Além de Brasil e Portugal é oficial em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 13 de julho de 2007, na Guiné Equatorial, sendo também falado nos antigos territórios da Índia Portuguesa (Goa, Damão, Ilha de Angediva, Simbor, Gogolá, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli) e em pequenas comunidades que faziam parte do Império Português na Ásia como Malaca, na Malásia e na África Oriental, como Zanzibar, na Tanzânia. Possui estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul, na União Africana, na Organização dos Estados Americanos, na União Latina, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP).
Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estágio conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (o português brasileiro e o português europeu).
Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa tem, atualmente, cerca de 356 mil unidades lexicais. Essas unidades estão dicionarizadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
O português é conhecido como "A língua de Camões" (em homenagem a Luís Vaz de Camões, escritor português, autor de Os Lusíadas) e "A última flor do Lácio" (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritor brasileiro Olavo Bilac). Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma "doce e agradável".
Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro império colonial e comercial europeu, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo, estendendo-se desde as costas africanas até Macau, na China, ao Japão e ao Brasil. Como resultado dessa expansão, o português é agora língua oficial de oito países independentes além de Portugal, e é largamente falado ou estudado como segunda língua noutros. Há, ainda, cerca de 20 línguas naturais de base portuguesa. É uma importante língua minoritária em Andorra, Luxemburgo, Paraguai, Namíbia, Ilhas Maurício, Suíça e África do Sul. Além disso, encontram-se em várias cidades no mundo numerosas comunidades de emigrantes onde se fala o português, como em Paris, na França; Hamilton, nas Ilhas Bermudas; Toronto, Hamilton, Montreal e Gatineau no Canadá; Boston, Nova Jérsei e Miami nos EUA; e Nagoya e Hamamatsu no Japão.
Maísa, eu vi uma indicação sobre o seu blog no grupo Blogs Educativos. Parabéns pela iniciativa de fazer um blog sobre língua portuguesa.
ResponderExcluirAndréa Motta
Obrigada pelo apoio, Andréa!!!!! Será legal fazermos uma parceria!
ResponderExcluirGostei de saber um pouco mais da origem do nosso idioma, vida longa ao blog, penso ser de grande valia para nós profissionais de educação.
ResponderExcluirAssim como a Andréa, vi a indicação deste na lista dos Blogs Educativos.
Abraços,
Jaque
http://nelzajaque.blogspot.com
Olá Maísa!
ResponderExcluirParabéns seu trabalho com a nossa língua portuguesa é muito bom. Vou passar mais vezes por aqui para tirar dúvidas.
Abraços carinhosos:
Maira Miranda
http://profmairatarrago.blogspot.com
Obrigada a todos pelos comentários e o incentivo! Conto sempre com a sua ajuda, sugestões, críticas e comentários! Abração.
ResponderExcluirOlá Maísa!
ResponderExcluirVocê é show.
Maravilhosa idéia.
Divulgarei com carinho.
Martha
Obrigada, Martha, pelo carinho!!
ResponderExcluirOlá, Maísa!
ResponderExcluirVc afirmou que a língua portuguesa...
Tem um substrato Céltico (tribo celta do sul de Portugal)/Lusitano, resultante da língua nativa dos povos pré-romanos que habitavam a parte ocidental da península Ibérica (Galaicos, Lusitanos, Célticos e Cónios).
Pode nos dizer onde encontrar isso hoje, na lingua que falamos hoje?
abraço,
Chico.
Olá Mana, tudo bem?
ResponderExcluirParabéns pela idéia, já que nossa língua é tão complicada. Quanto mais pudermos saber, melhor.
Espero que o blog "decole".
Beijo
Marcos
Oi, Yub. Minha pesquisa não chegou tão a fundo na origem da língua. O que parece que ocorreu é que, à medida que o latim foi avançando com o Império Romano, foi se misturando às diversas línguas que encontrava no caminho.
ResponderExcluirVou dar uma pesquisada melhor e trazer como curiosidade aqui no blog, ok?
Falou, mano! Obrigada pela força! Bj
ResponderExcluir